Sábado, 25 Abril 2015 04:23
Avalie este item
(0 votos)

Terço dos Homens

 

UMA VISÃO GERAL SOBRE A ORIGEM E A IMPORTÂNCIA DO TERÇO

Breve Histórico

O Terço dos Homens teve o seu início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE. Idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Padre Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 (duzentos e vinte) homens, tendo ainda hoje uma média de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (Seu Tutu, ainda vivo), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o Terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.

Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió - AL. um grupo de homens, que trouxeram a idéia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a idéia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PADRE e através dos esforços do Padre Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e outras cidades.

No ano de 2003, o referido Padre trouxe a idéia para a cidade de Fortaleza - CE., onde foi lançado na Par. Nossa Sra. da Glória na Cidade dos Funciona- rios, no dia 18 / 11 / 2003 tendo a partir desta data, graças a colaboração de alguns membros participantes, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site www.tercodoshomens.com.br que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo.

Em nossa Paróquia nos reunimos na Matriz, todas as terças feiras às 20 horas para a meditação dos Santos Mistérios. Na última terça feira do mês, o terço dos Homens é rezado com toda a família.

Como o Terço dos Homens é semanal, foi convencionado que seja rezado um Mistério a cada semana para que todos tenham conhecimento do Rosário.

Assim sendo, fica assim a recitação de cada Mistério:

1ª Semana – os Mistérios Gozosos – sobre a Anunciação até o reencontro.

2ª Semana – os Mistérios Luminosos – sobre a vida pública de Jesus

3ª Semana – os Mistérios Dolorosos – sobre a Paixão e morte

4ª Semana – os Mistérios Gloriosos – sobre a ressurreição e coroação de Nossa Senhora.

Lido 1377 vezes Última modificação em Domingo, 26 Abril 2015 01:58
Mais nesta categoria: Grupos de Oração da RCC »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.